sexta-feira, 14 de setembro de 2012

NUNCA PARE DE CRESCER!!!


NOITE DO CLAMOR
Palavra ministrada quinta feira 13/09

1°  Crescer para abençoar os outros
“Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.” Hb 7:7
OUVIR   -    MARCOS 7:31
Um surdo mudo naquela época vivia preso ao seu mundo, porque nós temos caminhos de comunicação natural, nós percebemos este mundo através dos nossos 5 sentidos, o primeiro caminho natural de comunicação do homem é o ouvido, pra você aprender a falar primeiro precisa aprender a ouvir. Como esse moço não ouvia automaticamente ele era mudo, porque o primeiro caminho da sua comunicação estava bloqueado. Porque pais brigam com os filhos, porque quebram essa regra. Porque não quer ouvir só quer falar. E quando você não ouve primeiro e só quer falar ninguém te entende.
                                                                                                                                                  Deus não fala com pessoas despreparadas. Deus só fala com quem está preparado pra ouvir.
Hb 5:11-14 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. 

todos os que ouvem a palavra do reino e não a entendem, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração.”   MATEUS 13:19

OUVIR  -  
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 
Salmos 1:1-3


2°  Crescer para transformar os outros
“E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem.” 2 Corintios 3:18
“Tornai-vos pois praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque se alguém é ouvinte da palavra e não praticante,  assemelha-se ao homem que contempla num espelho, o seu rosto natural, pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.”  Tiago 1:22-24
 Quem é ouvinte e não praticante, é semelhante a essa pessoa, ele olhou no espelho, ele viu quem é, mas porque demorou voltar a olhar, ele começa a perder a consciência daquela imagem, quando ele fala de olhar no espelho, no contexto de ouvir e não praticar, o que é o espelho nessa ilustração? Se o relacionamento dele com a palavra de Deus é superficial, ele chega diante do espelho ele vê quem ele é,  o problema depois é que ele se esquece. Quando você está lendo a bíblia ou ouvindo uma pregação você está diante de um espelho, a palavra é um espelho que revela quem você é. A falta de relacionamento com a palavra gera uma falta de consciência de quem você é em Deus. Você é aquilo que você vê, e o melhor lugar pra você ver quem você é, é no espelho da palavra de Deus.

3°  crescer para abençoar os grandes desta terra     Genesis 47:7
Essas palavras de Paulo são reveladoras. Ele diz que não devemos ser “como meninos, agitados de um lado para o outro” (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto das nossas vidas. O não crescimento e não desenvolvimento de um bebê é sinal de algum tipo de enfermidade ou anormalidade. Uma criança saudável e normal cresce e se desenvolve. É isso o que Paulo está dizendo aos cristãos. O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13). Deus não nos salvou e arrancou das garras do diabo a fim de que fôssemos crianças para sempre. Deus não planejou e nem deseja que sejamos bebês ou meninos espirituais por toda a nossa peregrinação nessa terra.

Na verdade, o diabo é quem tem esse desejo e projeto. Se ele não consegue nos aprisionar nas trevas, ele tenta nos aprisionar na infância espiritual. Se ele não consegue impedir-nos de encontrar com Deus, ele tentará impedir-nos de crescer em Deus. Se ele não consegue abortar o nosso novo-nascimento, ele tentará abortar o nosso crescimento. Ele trabalhará de todas as maneiras, usará de todos os seus estratagemas, lançará todos os seus dardos inflamados, enviará todos os seus ventos e sugestões para que permaneçamos simplesmente bebês espirituais, gente que não cresce, doentes na alma e no espírito, velhos no corpo e meninos na fé.

Meninos são fáceis de serem agitados e levados de um lado para o outro. Meninos são facilmente manipulados. Basta vir uma onda mais forte, um vento mais furioso, um argumento – aparentemente – mais convincente, um presente mais bem embrulhado, uma recompensa mais imediata, uma palavra mais colorida e os meninos se deixam levar. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados pelos outros. São carregados por todos os que simplesmente têm a intenção de carregá-los. Não é necessário muito malabarismo para levar as crianças. As crianças são atraídas por tudo o que parece bonito e traz satisfação imediata. Por isso não é difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros do amanhã pelas bugigangas do presente, as promessas de Deus pelas promessas do diabo, a Palavra do Senhor pela palavra do homem, a cidadania nos céus pelos prazeres transitórios do pecado.

Por essa razão, o apóstolo Paulo faz uma apelo em prol do crescimento dos cristãos! Não basta ter acontecido o novo nascimento; tem que haver crescimento. Jesus não morreu e ressuscitou simplesmente para salvar o ser humano da morte eterna, mas também para salvar o ser humano de uma infância perene. Jesus morreu, ressuscitou e concedeu dons aos homens para eles crescerem e chegarem “à perfeita unidade da fé, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13). Nós não nascemos para não crescer! Pelo contrário, nós nascemos para nos tornarmos adultos! Enquanto o crescimento é normal, o não-crescimento é sinal de anormalidade. Um bebê que nasce e não cresce é um bebê anormal. Pela fragilidade da sua condição, ele precisa de cuidados especiais a fim de não ser levado de um lado para o outro, de uma enfermidade para outra enfermidade, de uma escravidão para outra escravidão.

Nós precisamos crescer. Não podemos permanecer debaixo da escravidão de Satanás, sendo crianças por toda a nossa vida cristã. Jesus morreu e ressuscitou para nascermos e crescermos, para passarmos pela infância e chegarmos à maturidade. A nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início da nossa salvação. Nascemos de novo para crescermos de novo. Precisamos crescer até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Jesus é o nosso padrão de crescimento. Para sabermos o quanto já crescemos, basta sabermos o quanto parecemos com Jesus. Não basta dizermos que amamos Jesus, mas sim amarmos com Jesus amou, perdoarmos aos outros com Ele perdoou, relacionarmo-nos com o Pai como Ele se relacionou, obedecermos a Deus como Ele obedeceu, entregarmo-nos em favor dos outros como Ele se entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos do mundo como Ele se desapegou, Profetizarmos ao mundo como Ele profetizou, andarmos nessa terra como Ele andou.


4°  Crescer para não secar 
1 Reis 17:1
O riacho se secou quando Elias parou se acomodou, ou você se move ou você vai se secar.
Se tem uma coisa que não tem nada a ver com vida cristã, se chama acomodação, acomodação não é sinônimo de estabilidade, isso leva a pessoa a uma vida medíocre. E quando a gente se acomoda e se acostuma, você é levado a frieza espiritual que é a perda do prazer da vida com Deus.
O Reino de Deus não é mais prioridade.
Frieza espiritual significa aquecimento carnal. Esse mundo controlado por Satanas começa a exercer fascínio sobre nós, nas três áreas da nossa vida:
1 João 2:16: cobiça dos olhos, cobiça da carne, soberba da vida
                                                                                                          
Qual é o resultado da frieza espiritual:
A QUEDA:  VOCE COMEÇA A SE AFASTAR DE DEUS
APOSTASIA:  NEGAR A SUA FÉ
CONSEQUÊNCIA: CONDENAÇÃO ETERNA

O Espírito Santo tem o poder de nos renovar em todas essas áreas.
O espírito tem poder de renovar você que esta acomodado, renovar você que esta nesta frieza espiritual, renovar você que esta caído, que esta vivendo no pecado.
Mas o espírito santo age segundo o principio de Deus, Ele não vai violar a sua vontade, ele só vai agir na sua vida se você quiser.
O espírito santo não te tira da acomodação, não de tira da frieza espiritual, não te levanta, não te salva: Tem que haver a sua permissão.

Efésios 5:18  a bíblia diz enchei-vos do espírito... a mesma maneira que você da lugar aos desejos da sua carne, é a mesma maneira que você dá lugar ao espírito santo par te encher.


Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.                                                                       João 4:14



Um comentário: